Drones na Engenharia: Redução de custos com mais produtividade e segurança
[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=”” type=”flex”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”true” min_height=”” hover_type=”none” link=”” border_sizes_top=”” border_sizes_bottom=”” border_sizes_left=”” border_sizes_right=”” first=”true”][fusion_text]Drones na Engenharia: redução de custos com mais produtividade e segurança
Os Drones são versáteis e podem ser usados para diversos usos, que vão desde mídia e entretenimento, passando por corridas e competições, até usos com maior valor agregado, tais como mapeamento e inspeção. Entretanto, deve-se tomar cuidado com a tomada de dados, pois esta tecnologia é muito poderosa e de fácil acesso, e acaba trazendo muitos “aventureiros” para o setor da Engenharia, o qual necessita de precisão e confiabilidade nos resultados.
Chamados oficialmente no Brasil de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS na sigla em inglês), os Drones estão ficando cada vez mais poderosos em termos de componentes e tecnologia embarcada. Os sensores que podem ser embarcados são capazes de gerar dados para muitos setores, beneficiando agricultura, mineração, infraestrutura, óleo e gás, indústrias, geração de eletricidade, entre outros.
Quando se gera ortomosaicos georreferenciados dentro do processo de aerofotogrametria com Drones, é possível extrair informações precisas da superfície terrestre, com agilidade e precisão, permitindo a medição de áreas e perímetros, identificação e vetorização de elementos em rodovias, terrenos e empreendimentos variados. Ao embarcar um sensor multiespectral, pode-se gerar índices diferentes para verificação de saúde da plantação, assoreamento de rios, monitorar obras e áreas degradadas, entre outros.

Com as aeronaves remotamente pilotadas, é possível fazer inspeções profissionais com mais segurança e ganho de produtividade em comparação a métodos comuns.
Múltiplos resultados, mas…
Com os Drones e toda sua tecnologia de estabilização e sensores, pode-se extrair diversas informações e trata-las posteriormente para a geração de resultados, como já foi visto. Além dos ortomosaicos georreferenciados, também pode ser gerados Modelos Digitais de Superfície e de Terreno, levantamentos planialtimétricos, entre outros resultados, de forma eficiente e mais barata.
Entretanto, é muito importante tomar cuidado com a tomada de dados, afinal dados ruins vão implicar em resultados ruins. Além disso, o processamento e análise destes dados também são ponto fundamental para ter resultados compatíveis com as exigências de projetos de engenharia.

A equipe da Metro Cúbico Engenharia está preparada gerar resultados de confiança para projetos de alto nível. Com alta expertise e time multidisciplinar, os resultados gerados com Drones pela Metro Cúbico já beneficiaram dezenas de empresas e órgãos públicos
Entre em contato com a Metro Cúbico Engenharia para saber como ter mais produtividade, reduzir custos e garantir a qualidade do seu projeto.[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]


