VANT eBee Plus RTK/PPK
eBee Plus RTK/PPK é um sistema de mapeamento fotogramétrico de ampla cobertura com RTK / PPK para precisão da medição, tambem é a solução mais completa e inovadora da senseFly, fácil e intuitivo, que permite alta flexibilidade em campo. Possui características únicas tais como: alta capacidade de cobertura de área e utilização da câmera SODA (Sensor Optimized for Drone Application – Sensor Optimizado para Aplicação de Drones).
Possui inteligência artificial para realizar a decolagem, o voo e a aterrissagem automaticamente, sem a necessidade de equipamentos externos como catapultas ou paraquedas. Durante o voo, as imagens são capturadas de forma a garantir a sobreposição necessária à cobertura da área desejada.
A tecnologia embarcada no eBee Plus RTK/PPK permite chegar a acurácias posicionais de até 3 cm sem a utilização de pontos controle em solo. Além disso, lhe permitirá significativa redução de tempo em campo.
Além disso, é possível realizar voos e coletar imagens com precisão centimétrica em diferentes métodos de correção, se adequando da melhor forma às necessidades do seu trabalho:
– RTK – Recebendo correção de uma base RTK
– PPK – Correção cinemática pós processado (usando um GPS Pós Processado como base)
– Ntrip – Recebendo correções via rede Ntrip
MMS – Aplicações
Hoje, o trabalho de medição 3D tem aumentado de forma significativa, principalmente devido à evolução da tecnologia e da facilidade de obtenção da informação geométrica e radiométrica. O Laser Scanner Móvel permite a caracterização de infraestrutura linear e os seus diferentes elementos (plataformas, estruturas, aterros etc.), inventariar patologias, falhas estruturarias e estado atual. Utilizado em áreas urbanas pode representar com alta fidelidade as características arquitetônicas assim como serviços públicos, mobiliário urbano, sinalização vertical e horizontal para uso no desenvolvimento de planos urbanos, planos especiais ou futuros projetos de obras públicas. Além disso, o potencial de aplicação é tão amplo que é também usado com sucesso no desenvolvimento de grandes projetos de topografia, cubagem de volumes, geração de modelos digitais do terreno etc.
- Levantamento planialtimétrico para projetos executivos
- Modelo Digital do Terreno – MDT
- Túneis (Verificação de underbreak e overbreak durante a escavação do túnel)
- Cadastro ativo rodoviário
- Cadastro ferroviário
- Cadastro urbano
- Mineração
- Documentação e monitoramento patrimonial
Sensores
Sensores LiDAR:
- Densidade máxima: 1.100.000 pontos por segundo (a 500kHz pulsos y 200Hz de frequência de giro)
- Alcance máximo: entre 70m a 300m (dependendo da a frequência de pulsos)
- Precisão: ± 5 mm.
Câmara Ladybug5:
- 6 câmaras de 30 Mpx
- Sony IC X655 CCD
- Sensor de 2/3”, panorama 90%
- Fotografias georeferenciadas 360º
Sistema de Posicionamento IMU, DMI y GPS
- Precisão em posição absoluta: 20 – 50mm
- Precisão em roll y pitch: 0.005º
- Precisão em heading: 0.015º
Metodologia de Trabalho
O Laser Scanner Móvel (Mobile Mapping System) RIEGL VMX-450 pode ser acoplado sobre qualquer veículo terrestre, permitindo mapear a uma velocidade de até 120 km/h, variando de acordo com o tráfego nas vias. O levantamento consiste na emissão de pulsos laser em uma determinada frequência dirigidos por um sistema óptico em direções variadas (360°). O sistema registra a distância para cada um dos pulsos emitidos até a superfície de interesse, sendo também registrada a posição e a orientação do conjunto (GNSS / IMU / DMI).
Depois de realizada a varredura, os dados brutos são processados pelo método diferencial utilizando informações das bases de referência. O processamento é realizado utilizando os softwares próprios para geração da trajetória e para obtenção da nuvem de pontos. O resultado do processamento será a nuvem de pontos georreferenciada ao datum requerido e suas respectivas altitudes referidas ao elipsoide (altitudes geométricas).
A etapa seguinte consta da validação da nuvem de pontos através dos pontos de controle coletados em campo por topografia. O levantamento dos pontos de campo e realizado em lugares que sejam foto identificáveis e permanentes, como por exemplo, cantos de calçadas, cruzamentos de vias, muros, entre outros, de modo que sejam pontos adequados para a validação da nuvem de pontos. A validação do trabalho tenta abranger o máximo de pontos de campo de controle.