VANT eBee Plus RTK/PPK

  • Home
  • VANT eBee Plus RTK/PPK

Sobre o VANT eBee Plus RTK/PPK

eBee Plus RTK/PPK é um sistema de mapeamento fotogramétrico de ampla cobertura com RTK / PPK para precisão da medição, tambem é a solução mais completa e inovadora da senseFly, fácil e intuitivo, que permite alta flexibilidade em campo. Possui características únicas tais como: alta capacidade de cobertura de área e utilização da câmera SODA (Sensor Optimized for Drone Application – Sensor Optimizado para Aplicação de Drones).
Possui inteligência artificial para realizar a decolagem, o voo e a aterrissagem automaticamente, sem a necessidade de equipamentos externos como catapultas ou paraquedas. Durante o voo, as imagens são capturadas de forma a garantir a sobreposição necessária à cobertura da área desejada.

A tecnologia embarcada no eBee Plus RTK/PPK permite chegar a acurácias posicionais de até 3 cm sem a utilização de pontos controle em solo. Além disso, lhe permitirá significativa redução de tempo em campo.

Além disso, é possível realizar voos e coletar imagens com precisão centimétrica em diferentes métodos de correção, se adequando da melhor forma às necessidades do seu trabalho:

– RTK – Recebendo correção de uma base RTK
– PPK – Correção cinemática pós processado (usando um GPS Pós Processado como base)
– Ntrip – Recebendo correções via rede Ntrip

VANT eBee Plus RTK/PPK – Aplicações

Hoje, o trabalho de medição 3D tem aumentado de forma significativa, principalmente devido à evolução da tecnologia e da facilidade de obtenção da informação geométrica e radiométrica. O Laser Scanner Móvel permite a caracterização de infraestrutura linear e os seus diferentes elementos (plataformas, estruturas, aterros etc.), inventariar patologias, falhas estruturarias e estado atual. Utilizado em áreas urbanas pode representar com alta fidelidade as características arquitetônicas assim como serviços públicos, mobiliário urbano, sinalização vertical e horizontal para uso no desenvolvimento de planos urbanos, planos especiais ou futuros projetos de obras públicas. Além disso, o potencial de aplicação é tão amplo que é também usado com sucesso no desenvolvimento de grandes projetos de topografia, cubagem de volumes, geração de modelos digitais do terreno etc.

Túneis (Verificação de underbreak e overbreak durante a escavação do túnel)

Levantamento planialtimétrico para projetos executivos

Documentação e monitoramento patrimonial

Cadastro ativo rodoviário

Cadastro ferroviário

Cadastro urbano

Modelo Digital do Terreno – MDT

Mineração

Sensores

Cadastro-Urbano-Araguaína-4
Sensores LiDAR
- Densidade máxima: 1.100.000 pontos por segundo (a 500kHz pulsos y 200Hz de frequência de giro)

- Alcance máximo: entre 70m a 300m (dependendo da a frequência de pulsos)

- Precisão: ± 5 mm.
Metodologia-do-trabalho-1600x1600-1
Câmera Ladybug5
- 6 câmeras de 30 Mpx Sony IC X655 CCD

- Sensor de 2/3”, panorama 90%

-Fotografias georeferenciadas 360º
BLOGPOST
Sistema de Posicionamento IMU, DMI y GPS
- Precisão em posição absoluta: 20 – 50mm

- Precisão em roll y pitch: 0.005º

- Precisão em heading: 0.015º
Metodologia
de Trabalho
Metodologia de Trabalho
O Laser Scanner Móvel (Mobile Mapping System) RIEGL VMX-450 pode ser acoplado sobre qualquer veículo terrestre, permitindo mapear a uma velocidade de até 120 km/h, variando de acordo com o tráfego nas vias. O levantamento consiste na emissão de pulsos laser em uma determinada frequência dirigidos por um sistema óptico em direções variadas (360°). O sistema registra a distância para cada um dos pulsos emitidos até a superfície de interesse, sendo também registrada a posição e a orientação do conjunto (GNSS / IMU / DMI).

Depois de realizada a varredura, os dados brutos são processados pelo método diferencial utilizando informações das bases de referência. O processamento é realizado utilizando os softwares próprios para geração da trajetória e para obtenção da nuvem de pontos. O resultado do processamento será a nuvem de pontos georreferenciada ao datum requerido e suas respectivas altitudes referidas ao elipsoide (altitudes geométricas).

A etapa seguinte consta da validação da nuvem de pontos através dos pontos de controle coletados em campo por topografia. O levantamento dos pontos de campo e realizado em lugares que sejam foto identificáveis e permanentes, como por exemplo, cantos de calçadas, cruzamentos de vias, muros, entre outros, de modo que sejam pontos adequados para a validação da nuvem de pontos. A validação do trabalho tenta abranger o máximo de pontos de campo de controle.
Vantages do VANT eBee Plus RTK/PPK

Equipamento adaptável em diferentes tipos de plataforma, como por exemplo carro, trem ou barco

Permite recolher uma grande quantidade de dados num curto espaço de tempo

Grande potencial de extração de diversas informações georreferenciadas

Permite trabalhar em rodovias sem cortar o trânsito

Baixo custo em relação aos métodos convencionais

Coleta de dados durante o dia e a noite